Modelo para relatórios de desenvolvimento na Educação Infantil


Relatório Diagnóstico do Desenvolvimento Escolar-Educação Infantil

Aspectos a serem observados:


Ø Hábitos e atitudes
Ø Socialização e relação eu/outro
Ø Participação durante as atividades
Ø Trabalho em grupo, divisão de tarefas
Ø Respeito a limites e regras
Ø Capacidade de seguir rotina
Ø Hábitos de higiene pessoal
Ø Desenvolvimento da linguagem oral
Ø Desenvolvimento psicomotor
Ø Orientação Espacial
Ø Coordenação motora dos grandes músculos
Ø Coordenação motora dinâmica dos músculos das mãos e dedos
Ø Identificação das cores primárias
Ø Ouvir e recontar histórias
Ø Identificação das formas geométricas planas básicas
Ø Visualização e identificação do nome
Ø Apreensão de conceitos, como: baixo/alto, emcima/embaixo
Ø Desenvolvimento da lateralidade: esquerda/direita.
OBS: onde tem .....coloque o nome da criança.
Durante este período,............,além de permanecer atenta visivelmente ativa,demonstrando enorme interesse pelas atividades realizadas,conseguiu superar uma de suas maiores dificuldades: a expressão oral ou exposição de gostos, predileções e travar diálogos com os amigos e com a professora.Para além das expectativas,....... Demonstra total
Segurança,opinando,dialogando, citando preferências e interagindo com todos com total vivacidade, o que foi desenvolvido através de jogos e atividades diversas que a incentivavam a participar oralmente.responde a perguntas Feitas, reconta historias com coerência dos fatos, chegando a recriálas sob alguns aspectos.Está em excelente nível De desenvolvimento da coordenação motora e viso motora, identifica várias cores, apontando-as em objetos variados Ao seu redor. Identifica seu nome escrito, inclusive entre outros, dizendo a letra inicial do mesmo e seu som, prossegue com excelente higiene, orientação espacial. O desenvolvimento do conceito de lateralidade está em processo. Tem predileção pela linguagem musical e gosta muito de ouvir histórias.

.............permanece tranqüila, muito atenta ao que se passa ao seu redor.No entanto,demonstra melhoras no entrosamento com o grupo e expressa-se melhor, falando baixinho, porem , comunicando-se com amigos e com a professora.Está em bom nível de desenvolvimento da coordenação motora e viso motora.Identifica algumas cores, apontando em objetos variados ao seu redor.Necessita de auxilio para identificar seu nome no crachá.Prossegue com excelente higiene, orientação espacial.O desenvolvimento do conceito de lateralidade está em processo.Tem predileção pela linguagem musical e gosta muito de ouvir histórias.o conceito de número está em desenvolvimento, contando nos dedinhos e em objetos ao seu redor.Apreendeu conceitos básicos como maior / menor,embaixo/emcima, perto/longe.

A aluna......... não compareceu durante todo o período, portanto,não posso avaliar seu desempenho.

A aluna.......demonstra ter superado o egocentrismo, conseguindo dividir espaços e ambientes com maior facilidade.Deixando de ser o centro todo o tempo.

........está interagindo melhor com o grupo e comunicando-se mais freqüentemente e com menor nível de agressividade em seus relacionamentos interpessoais .A linguagem oral está ainda em processo, sendo trabalhada com músicas ,jogos de palavras e fichas ilustradas.O aluno já consegue escutar histórias, apesar de não recontálas. Com auxilio, identifica seu nome e a letra inicial, sendo incentivado neste sentido pela professora e por amigos. Identifica algumas cores primárias em objetos ao seu redor, vem desenvolvendo melhor a noção da importância dos hábitos de higiene, a noção de número,contando dedinhos e objetos.Tem predileção pela linguagem musical e realiza as tarefas com vontade e gosto,demonstrando alegria.A agressividade para com os amigos deixou de ser tão presente e ele vem demonstrando um nível cada vez melhor de socialização com os demais.Os conceitos perto/longe; maior/menor;emcima/embaixo estão em desenvolvimento.

.........permanece tranqüila, estabelecendo reações de amizade com naturalidade e freqüência, travando diálogos e expressando sentimentos , convivendo com todos de forma harmônica ,dividindo espaços e objetos.Vem demonstrando comunicação mais freqüente com os amigos e professora.Está em excelente nível de desenvolvimento da coordenação motora e viso motora, identifica seu nome escrito, inclusive entre outros, dizendo a letra inicial do mesmo e seu som, prossegue com excelente higiene,orientação espacial.O desenvolvimento do conceito de lateralidade está em processo.Tem predileção pela linguagem musical e
Gosta muito de ouvir histórias. Desenvolveu os conceitos perto/longe; maior/menor; emcima/embaixo dentre outros.

......prossegue extremamente comunicativa, trabalhando muito bem em grupo e comunicando-se muito bem com todos e com a professora.O desenvolvimento da linguagem oral ou articulação das palavras esta em andamento ,vem sendo trabalhada com músicas, reconto de historias e fichas ilustradas,alem de jogos diversos.Participa com interesse,opina,dialoga e participa com freqüência. Identifica muitas cores, alem das primárias, reconhecendo-as,inclusive,ao seu redor.responde a perguntas feitas, reconta histórias com coerência dos fatos chegando a recriá-las sob vários aspectos. Está em excelente nível de desenvolvimento da coordenação motora e viso motora,identifica várias cores,apontando-as em objetos variados ao seu redor.Identifica seu nome escrito,o de colegas,prossegue com excelente hábitos de higiene,orientação espacial
O desenvolvimento dom conceito de lateralidade está em desenvolvimento.

......Percebe-se que aluna tem dificuldade de articular fonemas,o que vem sendo trabalhado com músicas, jogos, histórias e fichas ilustrativas.Está desenvolvendo a noção de números,contando nos dedinhos.Demonstra muito interesse na realização das atividades e está conseguindo manter-se mais atenta.Está vencendo o alheamento que antes demonstrava com freqüência .

.....permanece tranqüilo todo o tempo, estabelecendo relações de amizade, emprestando brinquedos,partilhando materiais,demonstra comunicação mais fácil.segue rotina com facilidade.

Fonte:
HTTP://Suelene-meuanjogabriel.blogspot.com

Comentários